Reprodução das baleias
 
   Cães
   Cães
   Raças de cães
   Cuidados e alimentação

   Gatos
   Os gatos
   Raças de gatos

   Cavalos
   Os cavalos
   Raças de cavalos

   Mamíferos
   Coelhos
   Elefantes
   Esquilos
   Hamsters
   Lobos
   Macacos
   Morcegos
   Ursos

   Mamíferos marinhos
   Baleias
   As baleias
   Alimentação das baleias
   Migrações das baleias
   Zonas de migração
   Comunicação das baleias
   Reprodução das baleias
   A baleia azul
   Focas
   Golfinhos
   Orcas

   Felinos
   Leões
   Leopardos
   Linces
   Tigres

   Répteis
   Crocodilos
   Iguanas
   Serpentes
   Tartarugas

   Mundo marinho
   Peixes
   Tubarões

   Aves
   Águias
   Pássaros
   Pinguins

   Insectos
   Borboletas
   Formigas

   Animais
   Animais famosos
   Cuidados de animais
   Curiosidades sobre animais

   Imagens
   Desenhos
   Fotos
   Fundos de Ecrã
   Imagens graciosas
   Gifs animados


Reprodução das baleias
87

Reprodução das baleiasPara começar, devemos dizer que a capacidade de produção dos cetáceos é relativamente baixa se compararmos com outros mamíferos.

Na reprodução das baleias, a fêmea dá à luz apenas uma cria depois de um período de gestação que varie entre nove e dezasseis meses, segundo a espécie. Normalmente, tem uma cria por cada três anos. As crias de baleia pesam cerca de 2 toneladas ao nascer e medem entre 4 a 5 metros. As crias nascem com a capacidade de nadar.

As crias crescem muito rapidamente, cerca de 3 centímetros por dia durante os primeiros dois meses de vida. Uma das principais razões deste rápido crescimento é que o leite de baleia é muito nutritivo com uma grande percentagem de gordura. Passam entre sete a doze meses bebendo leite da sua mãe e, a diferença para com os seres humanos é que o amamentar não é inconstante.

Durante estes primeiros meses as crias acompanham os seus pais nos movimentos migratórios. E estão protegidos não só pelos seus pais como também por todo o grupo. O contacto físico é uma constante no comportamento de uma baleia e a sua cria. As baleias alcançam a maturidade sexual entre os seis e os treze anos de idade. Devido a factores alheios, como a caça e quase toda a extinção este espécie, a idade da maturidade sexual adiantou-se já que as baleias jovens têm um crescimento mais rápido ao ter de substituir os seus progenitores. A idade que pode alcançar uma baleia depende das suas condições físicas, da espécie e de factores externos como as acções do ser humano. As fêmeas entram no cio várias vezes durante o ano.

O aparelhamento pode acontecer em qualquer estação do ano, apesar de ser mais habitual ser geralmente no Verão. As baleias não têm sentido de olfacto pelo que o macho não pode cheirar a fêmea quando está no cio e é ela que faz o macho descobrir.

Imprimir artigo Enviar artigo
Tags:   Mamíferos marinhos, baleias, reprodução
Contacto MundoEntrePatas.com. O teu portal sobre os animais: cães, gatos, esquilos, coelhos, hamsters...
Condições de uso