Características das orcas
 
   Cães
   Cães
   Raças de cães
   Cuidados e alimentação

   Gatos
   Os gatos
   Raças de gatos

   Cavalos
   Os cavalos
   Raças de cavalos

   Mamíferos
   Coelhos
   Elefantes
   Esquilos
   Hamsters
   Lobos
   Macacos
   Morcegos
   Ursos

   Mamíferos marinhos
   Baleias
   Focas
   Golfinhos
   Orcas
   As orcas
   Características das orcas
   Orcas: As baleias assassinas

   Felinos
   Leões
   Leopardos
   Linces
   Tigres

   Répteis
   Crocodilos
   Iguanas
   Serpentes
   Tartarugas

   Mundo marinho
   Peixes
   Tubarões

   Aves
   Águias
   Pássaros
   Pinguins

   Insectos
   Borboletas
   Formigas

   Animais
   Animais famosos
   Cuidados de animais
   Curiosidades sobre animais

   Imagens
   Desenhos
   Fotos
   Fundos de Ecrã
   Imagens graciosas
   Gifs animados


Características das orcas
63

Características das orcasAs orcas são fáceis de reconhecer visualmente. Todo o seu corpo é preto, à excepção da sua pare inferior que é branca, tal como uma pequena bola oval sensivelmente acima do olho. Esta característica, por sua vez, serve para distrair um possível predador da posição real dos olhos, dando-lhes assim mais segurança às orcas.

Esta coloração é utilizada para camuflar-se e é conhecida como camuflagem interrompida, visto que da mesma forma que as zebras riscadas, as cores confundem a sua presa.

Graças a esta cor, ouros animais não vêm as orcas como um predador em potência. Alias, as manchas ovais de cor brancas podem dar a impressão que a orca é um adversário muito maior.
Tal como os pais dos golfinhos e das baleias, as orcas utilizam a ecolocalização para orientarem-se, navegarem e localizar a sua presa no mar sem ter que utilizar a visão.

O cérebro destes mamíferos está completamente desenvolvido. A capacidade de inteligência das orcas é uma das maiores do reino animal. Isto é mostrado pelo seu comportamento social e nas suas relações familiares, assim como na sua aprendizagem e comunicação.

As orcas são os únicos golfinhos que mostram um dimorfismo sexual, pois é mais fácil distinguir o sexo destes golfinhos. A barbatana dorsal no macho mede até 6 pés de largura e a da fêmea apenas mede 3 pés. Alias, a barbatana da fêmea é curva como o dos outros golfinhos, enquanto a dos machos é mais recta.

Os machos podem chegar a media de 22 a 27 pés de comprimento, uns 7 ou 9 metros e normalmente pesam entre 4 a 6 toneladas. Conforme o macho se torna adulto, aumenta o seu peso e as suas barbatanas peitorais, a sua barbatana dorsal e os extremos da cauda se tornam maiores do que a das fêmeas. Nas fêmeas, o normal é que estejam entre os 5 e os 7 metros de comprimento, e um peso entre as 2 a 4 toneladas.

No caso das orcas, a barbatana dorsal actual como um remo, ajudando a estabilizar enquanto nada. Esta mesma barbatana nos machos adultos é alta e triangular. Nas fêmeas, a barbatana dorsal é mais pequena e regra geral está curvada até atrás.

Da mesma forma que se passa com as barbatanas peitorais e os extremos da cauda, as suas artérias estão rodeadas de veias, o que ajuda a manter a temperatura do corpo estável. O tamanho e forma das áreas brancas e cinzentas podem variar segundo a área por onde provém.

Imprimir artigo Enviar artigo
Tags:   Mamíferos marinhos, golfinhos, orcas
Contacto MundoEntrePatas.com. O teu portal sobre os animais: cães, gatos, esquilos, coelhos, hamsters...
Condições de uso