As baleias
    Animais     Mamíferos marinhos     Baleias     As baleias
 
   Cães
   Cães
   Raças de cães
   Cuidados e alimentação

   Gatos
   Os gatos
   Raças de gatos

   Cavalos
   Os cavalos
   Raças de cavalos

   Mamíferos
   Coelhos
   Elefantes
   Esquilos
   Hamsters
   Lobos
   Macacos
   Morcegos
   Ursos

   Mamíferos marinhos
   Baleias
   As baleias
   Alimentação das baleias
   Migrações das baleias
   Zonas de migração
   Comunicação das baleias
   Reprodução das baleias
   A baleia azul
   Focas
   Golfinhos
   Orcas

   Felinos
   Leões
   Leopardos
   Linces
   Tigres

   Répteis
   Crocodilos
   Iguanas
   Serpentes
   Tartarugas

   Mundo marinho
   Peixes
   Tubarões

   Aves
   Águias
   Pássaros
   Pinguins

   Insectos
   Borboletas
   Formigas

   Animais
   Animais famosos
   Cuidados de animais
   Curiosidades sobre animais

   Imagens
   Desenhos
   Fotos
   Fundos de Ecrã
   Imagens graciosas
   Gifs animados


As baleias
72

As baleiasA baleia pertence à orem dos cetáceos. As baleias são os maiores mamíferos marinhos da Terra. A sua adaptação à água é tal que parecem pertencer à família dos peixes. Mas segundo nos indica a investigação científica e segundo os seus esqueletos, as baleias descendem de animais terrestres com quatro patas.

Dentro dos cetáceos existem dois grandes grupos:

1. As baleias com barbas: Neste grupo estão incluídas as baleias de grande tamanho, como o caso da baleia zul. Esta classe de cetáceos se caracteriza por ter barbas invés de dentes. Estas barbas são utilizadas para filtrar a água e assim poder apanhar o alimento. O número de barbas que possui oscila entre 160 e 360 em cada lado da mandíbula e estas apresentam no seu bordo interior um aspecto filamentoso. Outro traço deste grupo é que contam com um respiradouro duplo.

As baleias pertencentes a este grande grupo geralmente passam o Verão em águas polares, onde abunda o plâncton. Antes que chegue o Inverno emigram até zonas temperadas e tropicais. Ali passam o Inverno e se reproduzem.

2. As baleias dentadas: As características deste grupo são que geralmente têm entre 1 a 260 dentes que utilizam para reter o alimento. Apenas têm um orifício para respirar e possuem a habilidade para a ecolocalização. A maioria das baleias pequenas, golfinhos e botos, pertencem a este grupo. Um exemplo de baleia com dentes é o cachalote.

Na continuação vamos falar de um serie de características comuns dos dois grupos.

Começaremos falando das baleias, como todos os outros mamíferos, necessitam de respirar ar para viver. Para isso conta com grandes pulmões, respirando através dos orifícios que têm na parte superior da sua cabeça.

As baleias fêmea são sempre maiores do que os machos. Geralmente estão preparadas para a reprodução quando alcançam um comprimento entre 13 e 16 metros, mais ou menos uma idade de 3-4 anos. Geralmente vivem aos pares ou em pequenos grupos, apesar de também existirem baleias solitárias e o seu aparecimento se torno possível em mares temperados ou quentes.

O corpo da baleia está recoberto com uma camada de gordura espessa que mantem a sua temperatura corporal numa média de 36 graus. As duas extremidades da frente são as barbatanas. O seu corpo termina com uma grande barbatana horizontal de forte musculatura e força, o que lhe permite alcançar velocidades de 40 a 50 km/h.

A coloração e forma da cauda varia de uma baleia para outra e é tão importante para distingui-las e identificá-las como as impressões digitais das pessoas.

Imprimir artigo Enviar artigo
Tags:   Mamíferos marinhos, baleias
Contacto MundoEntrePatas.com. O teu portal sobre os animais: cães, gatos, esquilos, coelhos, hamsters...
Condições de uso