Alimentação das baleias
 
   Cães
   Cães
   Raças de cães
   Cuidados e alimentação

   Gatos
   Os gatos
   Raças de gatos

   Cavalos
   Os cavalos
   Raças de cavalos

   Mamíferos
   Coelhos
   Elefantes
   Esquilos
   Hamsters
   Lobos
   Macacos
   Morcegos
   Ursos

   Mamíferos marinhos
   Baleias
   As baleias
   Alimentação das baleias
   Migrações das baleias
   Zonas de migração
   Comunicação das baleias
   Reprodução das baleias
   A baleia azul
   Focas
   Golfinhos
   Orcas

   Felinos
   Leões
   Leopardos
   Linces
   Tigres

   Répteis
   Crocodilos
   Iguanas
   Serpentes
   Tartarugas

   Mundo marinho
   Peixes
   Tubarões

   Aves
   Águias
   Pássaros
   Pinguins

   Insectos
   Borboletas
   Formigas

   Animais
   Animais famosos
   Cuidados de animais
   Curiosidades sobre animais

   Imagens
   Desenhos
   Fotos
   Fundos de Ecrã
   Imagens graciosas
   Gifs animados


Alimentação das baleias
233

Alimentação das baleiasDependendo de se tratar de baleias com barbas ou de baleias com dentes, o modo que conseguir presas para a sua alimentação é diferente. Começaremos com as baleias com barbas. Estas filtram através das suas barbas o seu alimento composto por pequenos organismos como o krill e os copédopes ou pequenos peixes como o capelim.

A baleia comum alimenta-se principalmente de arenques, de capelins e de crustáceos que compreendem o krill e os copépodes. A quantidade é de cerca e 3 toneladas por dia em alimento.

A baleia azul alimenta-se exclusivamente de krill acompanhado de crustáceos. Alimenta-se de entre 2 e 4 toneladas por dia. A baleia-jubarte alimenta-se principalmente de capelim, mas também apanha crustáceos, arenques e cavalas. A baleia preta alimenta-se apenas de plâncton enquanto a baleia-franca alimenta-se apenas de krill e outros invertebrados.

Agora vamos passar a detalhar a alimentação das baleias com dentes. Graças aos seus dentes, estas baleias apanham a sua presa para engolir de uma só vez. Os seus alimentos preferidos são os peixes e as lulas, mas também comem focas e leões-marinhos.

Os botos comem sobretudo peixes como o arenque, a cavala, a pescada, gambas e lulas. Geralmente comem entre 4 a 5 kg por dia de alimento. O golfinho de costas brancas tem uma dieta muito variada. Alimenta-se de lulas, arenques, capelins, cavalas, salmões e inclusive gambas. O golfinho de nariz branco alimenta-se de lulas, polvos, bacalhaus, arenques e capelins. Os golfinhos comem diariamente um terço do seu peso em alimento.

A orca é um verdadeiro “lobo dos mares”. Esta baleia ataca quase tudo. Pode caçar tanto um pássaro marinho como uma foca. Como também golfinhos, botos e outros tipos de baleias. A baleia-branca alimenta-se de capelins, enguias, bacalhaus, salmões e outros peixes. Também comem gambas, lulas e polvos. As baleias piloto alimentam-se quase exclusivamente de lulas mas às vezes comem bacalhau.

O cachalote adora os cefalópodes (lulas, polvos, etc.). Mas também se nutrem de bacalhaus, lagostas e diversos peixes como os pulins e os atuns. Como até tubarões! Um cachalote adulto come mais de uma tonelada diária de alimento.

Imprimir artigo Enviar artigo
Tags:   Mamíferos marinhos, alimentação, baleias
Contacto MundoEntrePatas.com. O teu portal sobre os animais: cães, gatos, esquilos, coelhos, hamsters...
Condições de uso